BIBLIOGRAFIA

(Em construção)

Adorno, Theodor W. (2003) Sobre a Indústria da Cultura, Coimbra, Angelus Novus.

Agudo, Juan & Moreno, Isidoro (2012) Expresiones Culturales Andaluzas, Sevilla: Aconcagua Libros.

Aix Gracia, Francisco (2002) “El arte flamenco como campo de producción cultural. Aproximaciones a sus aspectos sociales”, Anduli: revista andaluza de ciencias sociales, ISSN 1696-0270, Nº. 1, 109-126

Almeida, Miguel Vale de (2000) Senhores de Si, Uma interpretação Antropológica da Masculinidade, Lisboa, Fim de Século, 2ª Edição.

Anderson, Benedict (2005) Comunidades Imaginadas. Reflexões sobre a Origem e a Expansão do Nacionalismo, Lisboa, Edições 70.

Appadurai, Arjun (1995) “The Production of Locality”, in Richard Fardon (ed.), Counterworks: Managing the Diversity of Knowledge, London/New York, Routledge, pp. 204-225.

–  (2001), “Grassroots Globalization and the Research Imagination”, in Appadurai, Arjun (ed.), Globalization, Durham & London: Duke University Press, pp. 1-21.

Augé, Marc (1992) Non-Lieux: introduction à une anthropologie de la surmodernité. Paris: Éditions du Seuil.

– (2007 [2006]) El oficio de antropólogo. Sentido e Liberdade, Barcelona, Gedisa.

Bakthin, Mikhail (2002) A Cultura Popular na Idade Média e no Renascimento, São Paulo, Hucitec, Annablume Editora.

Baptista, F. Oliveira (2009) “A Transição Rural e o Património”. In Paulo Ferreira da Costa (coord.). Museus e Património Imaterial – Agentes, fronteira, identidades, Lisboa, Ministério da Cultura, Instituto do Museus e da Conservação: 33-41.

Barnes, John A. (1987) “Redes Sociais e Processo Político”, in A Antropologia das Sociedades Contemporâneas, (org.) Bela Fieldman-Bianco, S. Paulo, Editora Global, pp.157-193.

Barriga, Maria José (2003) Cante ao baldão. Uma prática de desafio no Alentejo, Lisboa, Colibri.

Bauman, Zygmunt (2000) Liquid Modernity. Oxford: Polity Press

Blacking, John (1995) Music, Culture & Experience, Chicago, University of Chicago Press.

Bithell, Caroline (2014) A Different Voice, A Different Song: Reclaiming Community through the Natural Voice and World Song. Oxford Scholarship Online.

Bohlman, Philip (2004)  The Music of European Nationalism: Cultural Identity and Modern History. Santa Barbara, CA: Abc-Clio Ltd.

Borneman, John & Fowler, Nick (1997) “Europeanization”. Annual Review of Anthropology.Vol. 26: 487-514.

Bortolotto, Chiara (org.) (2011) Le patrimoine culturel immatériel: enjeux d’une nouvelle catégorie, Paris, Maison des Sciences de l’Homme.

– (2010) «A salvaguarda do patrimônio cultural imaterial na implementação da Convenção da UNESCO de 2003», Memória em Rede, Pelotas, v.2, n.4, p. 6-17 [on line: http://www.ufpel.edu.br/ich/memoriaemrede/revista/edicao-04/completa-4%5D

Bourdieu, Pierre (2001) Razões Praticas. Sobre a Teoria da Acção, Oeiras, Celta Editora.

– (2001 [1989]) O Poder Simbólico, Lisboa, Difel.

Bruman, Christoph (1999) “Writing for Culture”. Current Anthropology 40 Supplement. February, pp. 1-13.

Cairo Carou, Heriberto; Godinho, Paula e Xerardo Pereiro (coord.) (2009) Portugal e Espanha – Entre discursos de centro e práticas de fronteira, Lisboa, IELT/Edições Colibri.

Cámara de Landa, Enrique (2015) “Pensamiento generador de forma musical en el repertorio de flauta y tamboril de Trás-os-montes y Zamora”. TRANS-Revista Transcultural de Música/Transcultural Music Review 19 [Fecha de consulta: 30/11/2015].

Campos Calvo-Sotelo, Javier (2007) Fiesta, Identidad y Contracultura. Contribuciones al estudio histórico de la gaita en Galicia. Pontevedra: Diputación Provincial de Pontevedra.

Carmo, Renato Miguel do (2007) “As desigualdades sociais nos campos: o Alentejo entre as décadas de 30 e 60 do século XX”, Análise Social, vol. XLII, 184: 811-835.

Castells, Manuel (1997-2004) The Power of Identity, The Information Age: Economy, Society and Culture. Vol. II. Cambridge, MA; Oxford, UK: Blackwell.

– (2001) The Internet Galaxy, Reflections on the Internet, Business and Society. Oxford, Oxford University Press.

Castelo-Branco Salwa El-Shawan & Jorge Freitas Branco (eds) (2003) Vozes do Povo. A Folclorizaçao em Portugal, Oeiras, Celta.

Cátedra, María (1998) “La manipulación del patrimonio cultural: la Fábrica de Harinas de Ávila”, Política y Sociedad, 27: 89-116.

Cavaco, Carminda (Coord.) (1995) As regiões de fronteira. Inovação e desenvolvimento na perspectiva do mercado único europeu, Lisboa, Centro de Estudos Geográficos

– (1997) “ Fonteira Portugal-Espanha e individualidade territorial”, Finisterra XXXII, 63:159-166.

Certeau, Michel de, e Dominique, Julia (1989) “A beleza do morto: o conceito de «cultura popular» “, in Revel, Jacques, A Invenção da Sociedade, Lisboa: Difel, pp. 49-75.

Certeau, Michel de; Girard, Luce; Mayol, Pierre (1996) A invenção do cotidiano: 2. morar, cozinhar. Petrópolis, RJ: Vozes.

Choay, Françoise (2001) A alegoria do património. São Paulo: Estação Liberdade: Editora Unesp.

Clifford, James (2000) “Taking Identity Politics Seriously: ‘The Contradictory, Stony Ground”. In Without guarantees: in honour of Stuart Hall, pp.94-112.

Comaroff, Jean and John L. Comaroff (eds) (2001) Millenial Capitalism and the Culture of Neoliberalism.  Durham:  Duke University Press.

Connerton, Paul (1999) Como as Sociedades Recordam. Oeiras: Celta Editora.

Cornejo, Mónica & Pires, Ema (2003) “Una fiesta y varias fronteras: los Quintos de Barrancos (Portugal) y Noblejas (España) “, Revista de Antropología Social, 12:181-198.

Cortez, Maria Luiz Ortigão (1999) Cancioneiro de Serpa http://pt.scribd.com/doc/77749858/Cante-Pautas-09-01-Cancioneiro-de-Serpa-Geral

Crehan, Kate (2004) Gramsci, Cultura e Antropologia, Lisboa, Campo da Comunicação.

Cruces Roldán, Cristina(2015) “Género y baile. Geografías corporales en los orígenes del flamenco”, CCD 29 – Suplemento Año 11, Volumen 10, Murcia, pp. 75-86.

Cunha, Luís (2010) “A memória como património: da narrativa à imagem”. In Mármol, Camila del; Frigolé, Joan & Norotzky, Susana (eds.), Los Lindes del Património. Consumo y Valores del Pasado, Barcelona, Icaria, pp. 235-249.

  • (2006) Memória Social em Campo Maior. Lisboa: D. Quixote.

Cutileiro, José (2004) Ricos e Pobres no Alentejo, Lisboa, Livros Horizonte.

Delgado, Manuel Joaquim (1980) Subsídio para o Cancioneiro Popular do Baixo Alentejo, 2ª ed., Lisboa: Instituto Nacional de Investigação Cientifica, http://wencesmc.web.interacesso.pt/delgado1.htp

  • (1985) A Etnografia e Folclore no Baixo Alentejo. Beja: Assembleia Distrital de Beja.

Díaz-Emparanza Almoguera, Miguel (2015) “El patrimonio transfronterizo de tradición oral conservado en archivos sonoros: los soportes de Radio Nacional de España en Valladolid”. TRANS-Revista Transcultural de Música/Transcultural Music Review 19 [Fecha de consulta: 30/11/2015].

Donnan, Hastings & Thomas M. Wilson (1999) Borders: Frontiers of Identity, Nation and State, Cambridge, University Press.

Fentress, James & Wickham, Chris (1994) Memória Social. Lisboa: Teorema.

Feld, Steve (1976) “Ethnomusicology and Visual Communication”, Ethnomusicology, Vol. 20, No. 2 (May, 1976), pp. 293-325.

Feld, Stephen y Keith Basso (eds.) (1996) Senses of Place. Santa Fe, NM: School of American Research Press.

Freire, Dulce; Inês Fonseca, Paula Godinho (coord.) (2004) Mundo Rural: Transformação e Resistência na Península Ibérica: século XX. Lisboa: Colibri.

Ferro, Isabel Santos (1972) Vila Verde de Ficalho e o seu termo. Lisboa: DL.

Franco, Norberto (2005) O Porquê de Barrancos, Barrancos, Município de Barrancos.

Freitas Branco, Luís de (1929) “A Música em Portugal”, [brochura da] Exposição Portuguesa em Sevilha, Lisboa: Imprensa Nacional de Lisboa.

Frith, Simon (1996) “Music and Identity”. In S. Hall & P. Gay (eds.). Questions of Cultural Identity. London, Sage Publications, 108-127.

Gallop, Rodney (1960) Cantares do Povo Português: estudo critico, recolha e comentário, Lisboa: Instituto de Alta Cultura.

Garcia, Maria de Lurdes dos Santos (2005) Vila Verde de Ficalho: evolução da paisagem rural numa freguesia do Baixo Alentejo. Tese mestrado em Turismo, Ambiente e Identidades Locais, Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa: Texto policopiado.

Getz, Donald (2005) Event Management and Event Tourism. New York: Cognizant.

– (2010) “The Nature and Scope of Festival Studies”, International Journal of Event Management Research, Vol. 5 (1):1-47.

Geertz, Clifford (1973) The Interpretation of Cultures: Selected Essays. New York: Basic Books.

  • (1983) Local Knowledge: Further Essays in Interpretive Anthropology. New York: Basic Books.

Giacometti, Michel (1981) Cancioneiro popular português, (com a colaboração de Fernando Lopes Graça), Lisboa: Círculo de Leitores.

Godinho, Paula (2005) “Media e Festas de Barrancos : ciclo festivo, férias e um logro”, Revista da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, 17: 33-48.

  • (2011) Oír o Galo Cantar Dúas Veces. Identificacións Locais, Culturas das Marxes e Construción de Nacións na Fronteira entre Portugal e Galicia. Ourense: Imprenta da Deputación.
  • (2012) “Contextos da memória, lugares dessubstanciados e re-significação do passado: a fronteira como amenidade, insígnia e património”. In Paula Godinho (coord.). Usos da Memória e Práticas do Património. Lisboa: Edições Colibri, 225:242.
  • Godinho, Paula (coord.) (2012) Usos da Memória e Práticas do Património. Lisboa: Edições Colibri.

Goffman, Erving (2006) A representação do eu na vida quotidiana. Editorial Vozes.

Gómez-Peña, Guillermo (ed.) (2000) Dangerous Border-Crossers: The Artist Talks Back. London: Routledge.

Gordo, Fernando (2011) A música tradicional na Raia de Marvão, Nisa e Comarca de Valência de Alcântara. Estudo etnomusicológico e uma proposta didáctica. Tese de doutoramento, Universidad de Extremadura (policopiado).

Griffith, James S. (1995) A Shared Space: Folklife in the Arizona-Sonora Borderlands. Logan, UT: Utah State University Press.

Grimson, Alejandro (2000) “Pensar fronteras desde las fronteras”, Nueva Sociedad, 170: http://www.nuso.org/upload/articulos/2916_1.pdf

Gupta, Akhil e Ferguson, James (1997) Anthropological Locations. Boundaries and Grounds of a Field Science, Berkeley, University of California Press.

Guichard, François (coord.) (2001) Articulation des territoires dans la Péninsule Ibérique, Presses Universitaires de Bordeaux.

Halbwachs, Maurice (1994 [1925]) Les Cadres Sociaux de la Mémoire, Paris, (Albin Michel, com posfácio de Gérad Namer).

– (2004 [1950]) A Memória Colectiva), São Paulo, Centauro Editora.

Hall, Stuart (2003) “Notas sobre a desconstrução do «popular»”. In Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG; Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, pp. 247- 264.

  • (1997) Representation: Cultural representation and cultural signifying practices. London/Thousand Oaks/New Delhi: Sage/Open University.

Handler, Richard (1994)“Is «Identity» a useful cross-cultural concept?”. In Gillis, J. (ed). Commemorations. The Politics of National Identity. Princeton: University Press: 27-40.

  • 1988. Nationalism and the Politics of Culture in Quebec. Madison: The Wisconsin University Press.

Hartmann, Luciana (2005) “Performance e experiência nas narrativas orais da fronteira entre Argentina, Brasil e Uruguai”, Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 11, 24: 125-153.

Hernández Di Giorgi, Camilo (2010) A banda de um homem só: Estudo organológico da flauta e tambor. Dissertação apresentada ao Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (para obtenção do título de mestre em Música).

Hernández León, Elodia; Ángeles Castaño Madroñal; Victoria Quintero Morón y Rafael Cáceres Feria (1999) Fiesta y Frontera, Sevilla, Consejeria de Cultura de la Junta de Andalucía.

Hobsbawm, Eric (1978) Rebeldes Primitivos; Estudo de Formas Arcaicas de Movimentos Sociais, Séculos XIX e XX, (2ª edição, revista e ampliada), Rio de Janeiro, Zahar Editores.

Hobsbawm, Eric & Ranger Terence (ed.) (1983) The Invention of the Tradition. Cambridge: Cambridge University Press.

Hottin, Christian (2010) “O patrimônio cultural imaterial no país de Viollet-le –Duc Sucesso e insucessos da Convenção da UNESCO para a salvaguarda do patrimônio cultural imaterial”, Revista Memória em Rede, Pelotas, v.2, n.4, dez.2.
http://www.ufpel.edu.br/ich/memoriaemrede/beta-02-01/index.php/memoriaemrede/article/view/23/23

Hutchinson, Sydney (2011) “Breaking Borders/Quebrando Fronteras: Dancing in the Borderscape”. En Madrid, Alejandro L. Transnational Encounters. Music and Performance at the U.S.-Mexico Border, New York: Oxford University Press, pp. 41-66.

Iglesias, Iván (2015) “Introducción: Músicas de frontera entre España y Portugal”. TRANS-Revista Transcultural de Música/Transcultural Music Review 19 [Fecha de consulta: 30/11/2015].

Isnart, Cyril (2013) “«Contra Danças não há argumentos». A Dança entre Património e moral no âmbito de uma Associação cultural portuguesa”. Revista Memória em Rede, Pelotas, v.3, n.8, Jan./Jun.

Jeudy, Henry-Pierre (2008) La machinerie patrimoniale, Paris, Circé.

  • (1990) Memórias do social. Rio de Janeiro: Forense Universitária.

Labanyi, Jo (ed.) (2002) Constructing identity in contemporary Spain: theoretical debates and cultural practice, Oxford: Oxford University Press.

Leal, João (2000) Etnografias Portuguesas (1870-1970). Cultura Popular e Identidade Nacional, Lisboa, Publicações Dom Quixote.

  • “Agitar antes de usar: a antropologia e o património cultural imaterial”, Memória em Rede, Pelotas, v.3, n.9, Jul./Dez.2013 – ISSN- 2177-4129. Online: www.ufpel.edu.br/ich/memoriaemrede

Leça, Armando (1941) Da Música Popular do Baixo Alentejo. Conferência realizada na Casa do Alentejo, Lisboa.

  • (1947) Música Popular Portuguesa. Porto: Editorial Domingos Barreira.

Lenclud, Gérard, « La tradition n’est plus ce qu’elle était… », Terrain [En ligne], 9 | 1987, mis en ligne le 19 juillet 2007, consulté le 20 décembre 2013. URL: http://terrain.revues.org/3195 ; DOI : 10.4000/terrain.3195

Lipsitz, George. (1997) Dangerous Crossroads. Popular Music, Postmodernism and the Poetics of Place. London: Verso.

Löfgren, O. (2008) “Regionauts: The transformation of cross-border regions in Scandinavia”. European Urban and Regional Studies, 15 (3), 195-209.

Lopes, Rui Cabral (2014) “O Villancico no reinado de D. João V: Entre a persistência do costume e a mudança de paradigmas litúrgico-musicais”. Artigo disponível em: http://rpm-ns.pt/index.php/rpm/article/view/27/27

Lopes-Graça, Fernando (1991) A Canção Popular Portuguesa, Lisboa: Caminho.

  • s/d. A canção popular portuguesa. Apontamento sobre a canção alentejana. Lisboa: Publicações Europa-América.

López López, T. (2002) Cancionero y tradiciones de Encinasola (Puntos de encuentro con Barrancos), Jabugo, Diputación de Huelva/Ayuntamiento Valverde del Camino / Hotel “Rincón del Abad” de Encinasola.

Lortat-Jacob, Bernard e Olsen, Miriam Rovsing (éds.) (2005) Musique et anthropologie. L’Homme, 171-172. Paris: École des Hautes Études en Sciences Sociales.

Lowenthal, David (1985) The Past is a Foreign Country. Cambridge: Cambridge University Press.

  • (1998) The heritage cruzade and the spoils of history. Cambridge: Cambridge University Press.

Kirshenblatt-Gimblett, Barbara (1995) «Theorizing Heritage», Ethnomusicology, 39: 367-380.

  • (1998) Destination Culture. Tourism, Museums, and Heritage. Berkeley: University of California Press.

Koselleck. Reinhart (1993) Futuro pasado. Para una semántica de los tiempos históricos. Barcelona: Paidós.

Machado, Francisco Valente (1940) Ficalho doutros tempos e de hoje. Beja: Minerva Comercial

–  (1945) Vila Verde de Ficalho: sua história, costumes, paisagem e riqueza: subsídios. Beja: Minerva Comercial.

– (1973) Ermida da Sra das Pazes. Beja: Of. Emp. Carlos Marques

– (1977) As ruas de Vila Verde Ficalho depois da sua última restauração cerca de 1670. Vila Verde de Ficalho: Biblioteca-Museu.

– (1978) Memória histórica e descritiva da Igreja Matriz de Vila Verde de Ficalho. Vila Verde de Ficalho: Biblioteca-Museu,

– (1980) Monografia de Vila Verde de Ficalho. Vila Verde de Ficalho: Biblioteca-Museu

Madrid, Alejandro L. (ed.). Madrid, Alejandro L. (2008) Nortec Rifa! Electronic Dance Music from Tijuana to the World. NewYork, NY: Oxford University Press.

  • (2011) Transnational Encounters. Music and Performance at the U.S.-Mexico Border. New York: Oxford University Press.

Marcus, George (1995) “Ethnography in/of the World System: the emergence of multi-sited ethnography”. Annual Review of Anthropology, 24: 95-117.

– (2008) “El o los fines de la etnografía: del desorden de lo experimental al desorden de lo barroco”. Revista de Antropología Social, 17: 27-48.

Marchi, Lia, Piedade, Celina da, e Morais, Manuel (2010) Caderno de Danças do Alentejo, vol.1, Pédexumbo.

Marcon, Fernanda (2014) Los Viajes del Río: migração, festa e alteridade entre chamameceiros e chamameceiras das províncias de Buenos Aires, Corrientes e Entre Ríos, Argentina. Tese de doutoramento em Antropologia Social, da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Marcus, George (1995) “Ethnography in/of the World System: The Emergente of Multi-sited Ethnography”. Annual Anthropological Review, 24: 96-117.

Mármol, Camila del; Frigolé, Joan & Narotzky, Susana (eds.) (2010) Los  Lindes del Patrimonio: Consumo y Vlores del Pasado, Barcelona, Icaria, 2010

Martí i Pérez, Josep (1996) El Folklorismo: Uso y abuso de la Tradición, Barcelona, Editorial Ronsel.

  • (1999)“La tradición evocada: folklore y folklorismo”. In Goméz Pellón, Eloy [et al]. Tradición oral. Sendoa: Universidad de Cantabria, Aula de Etnografía, pp. 81-108.

Martínez Alier, Juan (1968) La Estabilidad del Latifundismo, Paris, Ediciones Ruedo Ibérico.

Marvão, António (1955) O Cancioneiro Alentejano: Corais majestosos, coreográficos e religiosos do Baixo Alentejo, Braga: Editorial Franciscana.

McLuhan, Marshall (1962) The Gutenberg Galaxy: The Making of Typographic Man. University of Toronto Press.

Medeiros, António (2006) Dois lados de um Rio. Nacionalismo e Etnografias na Galiza e em Portugal, Lisboa, ICS.

Merriam, A. P. (1964) The Anthropology of Music, Evanston: Northwestern University Press.

Moncusí Ferré, Albert (2003) ¿Mitad de Francia, mitad de España o Cerdanya catalana? Fronteras, identidades nacionales y espacios de sociabilidad en una comarca del Pirineo, Universitat Rovina i Virgili, Departament d’Antropologia Social i Filosofia. Consultável em: http://www.tdx.cesca.es/TDX-0604103-172831/ (Novembro, 2007)

Montagu, Jeremy (1997) “Significación del conjunto flauta y tamboril”. Txistulari, nº 172, oct.

Moreno, Isidoro (2002) “La cultura andaluza en el comienzo del tercer milenio: balance y perspectivas”, Revista de Estudios Regionales, 63: 137-157

Moreno Fernández, Susana (2015) “Música, ecología y desarrollo sostenible en el nordeste tramontano”. TRANS-Revista Transcultural de Música/Transcultural Music Review 19 [Fecha de consulta: 30/11/2015].

  • (2008) “Reivindicaciones locales, circuitos nacionales y transnacionalesen la práctica musical de la gaita-de-foles en Miranda do Douro, Portugal”, en Actas del Congreso Música, ciudades, redes. Creación musical e interacción social, organizado por SIBE-Sociedad de Etnomusicología e IASPM-España. Barcelona: SIBE-Sociedad de Etnomusicología con la colaboración de Obra Social Caja Duero e IASPM-España, pp. 1-23.

Navas Sánchez-Élez, María Victoria (1996) “El río Guadiana lazo de unión entre España y Portugal: el caso de su margen izquierda” in Actas de las Primeras Jornadas transfronterizas sobre la Contienda hispano-portuguesa, Aroche, Escuela Taller de la Contienda, vol. 1, pp. 85-98.

– (1992) “El barranqueño: un modelo de lenguas en contacto”, in Revista de Filología Románica, 9: 225-246.

Nazaré, João Ranita (1986) Momentos vocais do Baixo Alentejo: cancioneiro da tradição oral, Lisboa: Imp. Nacional da Moeda.

  • (1979) Música tradicional portuguesa: cantares do Baixo Alentejo, Lisboa: Instituto da Cultura Portuguesa.

Nettl, Bruno (2005) The Study of Ethnomusicology: Thirty-one Issues And Concepts, University of Illinois Press.

Neves, César e Campos, Gualdino de. (1893-1899) Cancioneiro de Musicas Populares, contendo letra e música de canções, serenatas, chulas, danças, descantes, cantigas dos campos e das ruas, fados, romances, hinos nacionais, cantos patrióticos, cânticos religiosos de origem popular, cânticos litúrgicos popularizados, canções políticas, cantilenas, cantos marítimos, etc., e cançonetas estrangeiras vulgarizadas em Portugal, Vol.1, 2 e 3, Porto, Tipografia Ocidental. Consultável em: http://purl.pt/742

Nunes, Manuel Dias e Ladislau (1899-1904) A Tradição, Serpa, consultável em: http://www.archive.org/stream/tradio12lisbuoft#page/n7/mode/2up

Olvera, José Juan (2008) “Las dimensiones del sonido. Música, frontera e identidad en el noreste”. Trayectorias, Dossier: Culturas fronterizas, Vol. X, 26: 20-30.

Paasi, Anssi (2005) “Generations and the ‘Development’ of Border Studies”. Geopolitics 10(4): 663-671.

Pais de Brito, J. (2006) “Património e Identidades: a difícil construção do presente”. In Elsa Peralta e Marta Anico. Património e Identidades – Ficções Contemporâneas, Oeiras, Celta: 43-51.

Paredes, Américo (1976) A Texas-Mexican Cancionero: Folksongs of the Lower Border. Urbana, IL: University of Illinois Press.

Peña, Manuel (1997)  “Musica Fronteriza/Border Music”, A Journal of Chicano Studies, vol. 21, nos. 1-2, pp. 191-225, UCLA Chicano Studies Research Center.

Pereira, José Francisco (1997) Corais alentejanos. Lisboa: Margem.

Pereira, José Pacheco (1983) Conflitos Sociais nos Campos do Sul de Portugal, Mem Martins, Europa-América, Estudos e Documentos.

– (1980) “As lutas sociais dos trabalhadores alentejanos: do banditismo à greve”, Lisboa, Análise Social, Vol. 16, nºs 61/62, p.135-156.

Pestana, Maria do Rosário. (coord.) (2014) Alentejo: vozes e estéticas em 1939/1940. Edição crítica dos registos sonoros realizados por Armando Leça. Livro-DVD Tradisom.

  • (2012) Armando Leça e a Música Portuguesa (1910-1940). Lisboa: Tinta-da-China.
  • (2009) “‘Voltar a casa e tocar de ouvido’: música, ecologia e a ordem incerta do mundo”. In Actas de Performa’09 – Encontros de Investigação em Performance. Universidade de Aveiro, Maio de 2009, publicación electrónica, también disponible en http://performa.web.ua.pt/ pdf/actas2009/52_Ros%C3%A1rio_Pestana.pdf (consulta: diciembre de 2012).

Pink, Sarah (2007) Doing Visual Ethnography: Images, Media and Representation in Research, SAGE Publications Ltd.

Pintado, A. & Barrenechea, E. (1972) La raya de Portugal, la frontera del subdesarrollo. Madrid: Cuadernos para el Diálogo.

Podadera Rivera, Pablo e Calderón Vázquez, Francisco. “La frontera hispano-lusa en el contexto de la integración europea: ¿Un futuro imperfecto?”. Revista Universitaria Europea, Nº 20. Enero-Junio 2014.

Poplawska, Dorota. “The Representation of Music Instruments in Stone Sculpture in Lower Silesia Until the Beginning of the 16th Century”. Polish Music Journal, Winter 1998.

Pujadas Muñoz, Juan; Martín Díaz, Emma; Brito, Joaquim Pais de, ed. (1999) Globalización, fronteras culturales y políticas y ciudadanía, Santiago de Compostela, Federación de Asociacions de Antropología del Estado Español /Asociación Galega de Antropoloxia.

Raposo, Paulo (2004) “Do ritual ao espectáculo. ‘Caretos’, intelectuais, turistas e media”. In Maria Cardeira da Silva (ed.). Outros Trópicos. Novos destinos turísticos, novos terrenos da antropologia, Lisboa: Horizonte, pp. 137-153.

Raposo, Eduardo (2006) “O canto e o cante, a alma do povo”, Revista de Estudios Extremeños, Tomo LXII. Número III, pp.1009-1034.

Revel, Jacques (1989) A Invenção da Sociedade, Lisboa: Difel.

Ribeiro, José da Silva (2007) “Jean Rouch – Filme etnográfico e Antropologia Visual”, Doc On-line, n.03: http://www.doc.ubi.pt/03/artigo_jose_ribeiro.pdf

Robertson, Roland “Glocalización: tiempo-espacio y homogeneidad-heterogeneidad”. Zona Abierta, 92-93: 213-242 (2000).

Roque, Joaquim (1956) “A Música Folclórica do Baixo-Alentejo no Ciclo do Natal”, em Actas do Primeiro Congresso de Etnografia e Folclore. Vol. III. Braga, pp. 278-279.

Rovisco, Eduarda. (2013) “Não Queirais ser Castelhana”: Fronteira e Contrabando na Raia da Beira Baixa. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

  • (2011) “Fronteira e turismo no «concelho mais português de Portugal»”. Geopolítica(s) vol. 2 (1): 91-107.

Rowe, John Carlos (2012) The Cultural Politics of the New American Studies. Series: Open Humanities Press, University of Michigan Library.

Sanfeliu, A. (2010) La música y el medio ambiente. Barcelona: Escola de cultura de pau. Institut Català internacional per la pau, publicación electrónica, http://ddd.uab.cat/pub/butecpspa/ butecpspa_a2010m10n2/musicaymedioambiente.pdf (consulta: diciembre de 2012).

Sardinha, José Alberto. s/d. “Armando Leça e o primeiro levantamento músico popular realizado em Portugal”, Revista da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, pp. 345-376.

  • (2001) A Viola Campaniça: O Outro Alentejo, Sons da Tradição, vol.1, Tradisom.

Sidaway, James (2001), “Rebuilding bridges: a critical geopolitics of Iberian transfrontier cooperation in a European context”, Environment and Planning D: Society and Space, Vol. 19, pp. 743-778.

– (2002), “Signifying Boundaries: Detours around the Portuguese-Spanish (Algarve/Alentejo-Andalucía) Borderlands”, Geopolitics, Vol.7, No.1, pp.139–164.

Scott, James C. (2003 [1990]) Los Dominados y el Arte de la Resistencia, México, Editorial Txalaparta

  • (2009) The Art of Not Being Governed, New Haven and London: Yale University Press.

Silva, Luís (2007) “Sortelha e Monsaraz: estudo de caso de dois lugares turísticos no interior de Portugal”. Análise Social, vol. XLII (184): 853-874.

Silva, Vanda Aparecida da. (2013 )“Nós vivemos para a festa”: associação de jovens, os eventos e acontecimentos festivos. In: Vanda Aparecida da Silva & Renato Miguel Carmo (Orgs.). Mundo Rural: mito ou realidade? São Paulo: Annablume Editora. SILVA, Vanda Aparecida da. (2011) Youth ‘settled’ by mobility: ethnography of a Portuguese village. In Charlotta Hedberg and Renato Miguel Carmo (eds.) “Translocal ruralism”: Mobility and connectivity in European rural space. Springer. ISBN: 978-94-007-2314-6.

Simões, Dulce (2008) “Fronteras estatales y relaciones sociales en la frontera hispano-portuguesa. El caso de Barrancos y Oliva de la Frontera”, Gazeta de Antropología, Universidad de Granada: http://www.ugr.es/~pwlac/G24_52MariaDulce_Antunes_Simoes.html

– (2013) Frontera y Guerra Civil de España. Dominación, resistencia y usos de la memoria. Badajoz, Departamento de Publicaciones da Diputación Provincial de Badajoz.

Simonett H. (2001) Banda: Mexican Musical Life Across Borders. Hanover, CT:Wesleyan University Press.

Steingress, Gerhard (2002) “El flamenco como patrimonio cultural o una construcción artificial más de la identidad andaluza”. Anduli: Revista Andaluza de Ciencias Sociales, 1: 43-64.

Stokes, Martin (1994) Ethnicity, Identity and Music: The Musical Construction of Place, Berg, Oxford.

– (2004) “Music and the Global Order”, The Annual Review of Anthropology, 33:47–72.

Steingress, Gerhard (2002) “El flamenco como patrimonio cultural o una construcción artificial más de la identidad andaluz”, Anduli: revista andaluza de ciencias sociales, ISSN 1696-0270, Nº. 1: 43-64

Suárez-Japón, Juan Manuel (2015) “Algunas ideas sobre las relaciones entre flamenco y poder”, CCD 29 – Suplemento Año 11, Volumen 10, Murcia, pp. 11-20.

Tamaso, Izabela. 2005. “A expansão do património: novos olhares sobre velhos objetos, outros desafios…”, Sociedade e Cultura, V. 8, N. 2, JUL./DEZ. pp. 13-36.

Titton, Jeff Todd. (org.) (1992) Worlds of Music. An Introduction to the Music of the World’s People, New York: Shirmer.

  • (2009) “Economy, Ecology and Music: an Introduction”. The World of Music 51/1, Music and Sustainability, pp. 5-15. Bamberg: University of Bamberg.
  • (2009) “Music and Sustainability: An Ecological Viewpoint”. The World of Music 51/1. Music and Sustainability, pp. 119-137. Bamberg: University of Bamberg.

Torgal, Luís Reis e Carvalho Homem, Amadeu de (1982) “Ideologia salazarista e «cultura popular» – análise da biblioteca de uma casa do povo”, Análise Social, vol. XVIII (72-73-74), 3.°4.°5.°, 1437-1464

Thassio, Augusto (2000) “Rosal de la Frontera en la Posguerra. Contrabando de Hambre”, XV Jornadas del Patrimonio de la Comarca de la Sierra, Aroche (Huelva), Diputación de Huelva, pp. 159-183.

Thiesse, Anne-Marie (2000) A criação das identidades nacionais. Lisboa: Temas e Debates.

Tomlinson, John (1999) Globalization and Culture, Cambridge, Polity.

Turino, T. (2009) “Four Fields of Music Making and Sustainable Living”. The World of Music 51/1. Music and Sustainability, pp. 95-117. Bamberg: University of Bamberg.

Turner, Victor (1990) “Are There Universal Performances in Myth, Ritual and Drama?”. In Richard Schechner & Willa Appel (ed.). By Means of Performance – Intercultural Studies of Theatre and Ritual, Manchester University Press, 8-18.

  • (1982) From Ritual to Teatre: The Human Seriousness of Play. New York City: Performing Arts Journal Publications.

Tuzi, Grazia (2015) “Musiche e frontiere: alcune riflessioni teoriche”. TRANS-Revista Transcultural de Música/Transcultural Music Review 19 [Fecha de consulta: 30/11/2015].

UNESCO (1997) Nuestra diversidad creativa. Informe de la Comisión Mundial de Cultura y Desarrollo. Ediciones UNESCO-Fundación Santa María, Madrid.

Washabaugh, William (2012) Flamenco Music and National Identity in Spain, Ashgate Publishing, Ltd.

Williams, Raymond (1973) The Country and the City. Oxford: University Press.

– (1977) Marxism and Literature. Oxford: University Press.

Valcuende del Rio, José María, (1998) Fronteras, Territorios e Identificaciones Colectivas: Interacción Social, Discursos Políticos y Procesos Identidarios en la Frontera Sur Hispano-Portuguesa. Sevilla: Fundación Blas Infante.

Vasconcelos, José Leite de (1942) Etnografia Portuguesa. Tentame de Sistematização, Vol.III, Lisboa, Imprensa Nacional Casa da Moeda.

  • (1955) Filologia Barranquenha, Lisboa, Imprensa Nacional.
  • (1888-1889) “Observações sobre as cantigas populares”, Revista Lusitana, Volume I, Livraria Portuense, pp.143-157.

Zemp, Hugo (1988) “Filming Music and Looking at Music Film”. Ethnomusicology 32 (3): 393-428. http://dc372.4shared.com/doc/RkvJJlqU/preview.html

 

Deixe um comentário