Publicações

Simões, Dulce (2021). “A Banda Filarmónica Barranquense: entre lugares, culturas e práticas”, em Pestana, Maria do Rosário (coord.) A nossa música, o nosso mundo: bandas filarmónicas e comunidades locais (1880-2018). Lisboa: Edições Colibri.

Simões, Dulce (2021). “O canto alentejano: formas de resistência e horizontes de expetativa”. Dossier entre el pasado y el porvenir, Memória em Rede, Pelotas, v. 13, n. 24, Jan/Jul. Pp. 100-124. ISSN: 2177-4129.

Godinho, Paula; Samara, Maria Alice e Dulce Simões (2020). “Memória, cultura e porvir. Algumas pistas para pensar o mundo”. Introdução: Dossier Memória, Cultura e Porvir – Olhares ibero-americanos. Trabalhos de Antropologia e Etnologia, 60: 99-116. ISSN: 2183-0266. URL:https://revistataeonline.weebly.com/uploads/2/2/0/2/22023964/memoria_paulagodinho_tae60.pdf

Simões, Dulce (2020).  “O canto que virou património: da ‘beleza do morto’ aos futuros possíveis”. Dossier Memória, Cultura e Porvir – Olhares ibero-americanos. Trabalhos de Antropologia e Etnologia, 60: 333-348. ISSN: 2183-0266. URL: https://revistataeonline.weebly.com/uploads/2/2/0/2/22023964/ocanto_dulcesimoes_tae60.pdf

Simões, Dulce (2020). “Festivais, imaginários e identificações transnacionais”. Dossier Festa, Memória e Patrimônio. Revista Memória em Rede, Pelotas, v. 12 (22): 108-128. ISSN 2177-4129. https://doi.org/10.15210/rmr.v12i22.18075  URL: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/Memoria/article/view/18075 

Simões, Dulce (2019). “A partilha do sensível em lugares liminares: visibilidades e invisibilidades da memória”. Dossier Memorias colectivas: políticas, usos y representaciones. ÉNDOXA, 44:  91-112. URL: https://doi.org/10.5944/endoxa.44.2019.24356  

Simões, Dulce (2019). “Festas, música e desenvolvimento sustentável na raia do Baixo Alentejo”. Dossier Aproximaciones al estudio de las dinámicas e impactos de las celebraciones musicales en España y Portugal.  TRANS. Revista Transcultural de Música, 23. URL: http://www.sibetrans.com/trans/public/docs/2d-final-trans-2019-1-8-2020.pdf

Simões, Dulce (2019). Ficalho: A Sociedade Recreativa 1.º de Dezembro”, Diário do Alentejo, de 20 de agosto. URL: https://diariodoalentejo.pt/pt/noticias/7959/ficalho-a-sociedade-recreativa-1-de-dezembro.aspx

Simões, Dulce (2017). “A patrimonialização e turistificação das práticas culturais: contradições, incertezas e expectativas na raia do Baixo Alentejo”, em Martín, Pedro Tomé (ed.) Reflexiones Rayanas.  Ávila: Asociación de Antropología Catilla y León “Michel Kenny” / CSIC, vol. 1, pp. 149-169. ISBN: 978-84-617-6634-5. URL: http://cchs.csic.es/es/article/pedro-tome-illa-cchs-editor-coautor-libro-reflexiones-rayanas.

Simões, Dulce (2017). “Fiestas y frontera: recreando espacios, tiempos y relaciones fronterizas”, em El Andévalo. Naturaleza, tradición y frontera. Huelva: Diputación Provincial de Huelva, pp. 87-110. ISBN 978-84-8163-569-0. URL:  https://dialnet.unirioja.es/servlet/libro?codigo=718805.

Simões, Dulce (2017). “Grupo Coral Os Arraianos de Ficalho”, em Luar da Meia-Noite. Livro/CD. Tradisom, pp. 3-23. ISBN: 978-972-864-604.  URL: http://www.tradisom.com/catalogo/grupo-coral-os-arraianos-de-ficalho

Simões, Dulce (2017). “A turistificação do Cante Alentejano como estratégia de desenvolvimento sustentável: discursos políticos e práticas da cultura”, em Pestana, Maria do Rosário e Oliveira, Luísa Tiago (coords.) Cantar no Alentejo. A Terra, o Passado e o Presente. Estremoz: Estremoz Editora, pp. 59-88. ISBN: 978-989-98644-6-7. URL: https://www.estremozeditora.com/fp-cantar-no-alentejo.

Simões, Dulce (2016). “Miguel Hernández um símbolo de resistência na raia hispano-portuguesa: fenómenos de emblematização e usos políticos do passado”, em Varela Álvarez, Enrique José e Cancela Outeda, Celso (ed.) Las Fronteras Ante Su Espejo. Relatos Transfronterizos sobre Europa, América, Asia y El Magreb. Santiago de Compostela: Andavira, pp. 155-163. ISBN: 978-84-8408-932-2.

Simões, Dulce (2016). “O Cante na raia do Baixo-Alentejo: experiências e expectativas”, em Marques, Regina (org.) O Cante no Feminino. As vozes das Mulheres no Património Cultural Imaterial. Lisboa: MDM – Movimento Democrático de Mulheres, pp. 19-20. ISBN: 978-989-98737-4-2. URL: https://issuu.com/movimentodemocraticodemulheres/docs/livro_a4-ff-cante_no_feminino_2016-

Simões, Dulce (2014). “Práticas musicais e performativas na fronteira luso-espanhola: conexões transnacionais e resignificações locais”, em Lundsteen, Martin; Ubaldo Martínez Veiga e Jaime Palomera (coords.) Periferias, Fronteras y Diálogos. Actas del XIII Congreso de Antropología de la Federación de Asociaciones de Antropología del Estado Español. Tarragona: Universitat Rovira i Virgili, pp. 4151-4167. ISBN: 978-84-697-0505-6. URL:  http://www.antropologiainuit.com/wp-content/uploads/2018/07/actas-del-xiii-congreso-de-antropologia-de-la-faaee.pdf