Comunicações e conferências

Simões, Dulce (2020). “Desclassificar, imaginar, agir e pensar sobre o mundo”, apresentada na Conferência Internacional Memória e aceleração da História, resistência e movimentos sociais. Conferência Virtual de 13 a 14 de Outubro. URL: https://ihc.fcsh.unl.pt/wp-content/uploads/sites/15/2020/10/2020-10-13_Memoria-Aceleracao-Historia_programa.pdf

Simões, Dulce (2019). “O património cultural e a construção de imaginários futuros”, apresentada na 1ª Conferência Internacional Usos do Passado, Memória e Património Cultural. Lisboa, Torre do Tombo, 25 de Novembro. URL: https://ihc.fcsh.unl.pt/wp-content/uploads/sites/15/2019/11/2019-11-25_Usos-Passado-2019_programa.pdf

Simões, Dulce (2019). “Between places and musical practices: the case of Banda Filarmónica Barranquense”, presented in International Conference Our music, our world: wind bands and local social life. Universidade de Aveiro, 11 de Outubro. URL: http://www.inetmd.pt/index.php/en/news/10117-conferencia-internacional-our-music-our-world-wind-bands-and-local-social-life-call-en

Simões, Dulce (2019). “Evolución del concepto de frontera y visiones recíprocas: una mirada desde la raya del Bajo Alentejo”, presentada al Congreso Internacional Las Visiones Geopolíticas de la Península Ibérica. Universidad San Pablo CEU. Madrid, 26 Setembro. URL: https://appsintranet.ceu.es/GestionEventos/Documentacion/Programas/2019-9-23_1145248Programa%20Congreso.pdf

Simões, Dulce (2019). “A desconstrução da fronteira política e as comunidades de partilha”, apresentada no P001: Mobilidades e processos de fronteirização: desafios conceituais na investigação sobre Fronteiras. VII Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia. NOVA FCSH. Lisboa, 5 de Junho. URL: http://apa2019.apantropologia.org/wp-content/uploads/2019/05/LISTA_FINAL-DE-COMUNICA%C3%87%C3%95ES-APROVADAS.pdf

Simões, Dulce (2019). “Produção e captura de imaginários simbólicos futuros do cante alentejano”, conferência na VI Série do Seminário Modernidade e Tradição, Economia, Sociedade e Inovação no Mundo Contemporâneo. NOVA FCSH. Lisboa, 27 de Maio. URL: http://modernidade-tradicao.blogspot.com/p/conferencias.html

Simões, Dulce (2019). “As mulheres e o cante alentejano: processos, práticas e imaginários futuros”, conferência nas XVII Jornadas de Cultura Popular do GEFAC / Colóquio: Ofícios, Cantos e Contos: A Mulher e a Cultura Popular, a convite do Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra (GEFAC). Coimbra, 30 de Março. URL: http://www.gefac.pt/xviijornadas-de-cultura-popular-2/

Simões, Dulce (2019). “Há lobos sem ser na serra”: entre passados contestados e futuros imaginados”, conferência apresentada no Encontro Cante na Margem Sul, a convite da Associação dos Serviços Sociais dos Trabalhadores das Autarquias do Seixal. Seixal, 16 de Março. URL: http://www.cm-seixal.pt/evento/encontro-cante-na-margem-sul

Simões, Dulce (2018) “O Cante no feminino: entre experiências passadas e expectativas futuras”, conferência apresentada no Colóquio: O Cante, os cantes e a sua salvaguarda, a convite do Grupo de Trabalho: Cante do Concelho de Almada. Almada, 1 de Dezembro. URL: http://www.m-almada.pt/xportal/xmain?xpid=cmav2&xpgid=agenda_detalhe&agenda_detalhe_qry=BOUI=598930062&agenda_titulo_qry=BOUI=598930062

Simões, Dulce (2018). “O Cante é património: processos passados, presentes e futuro”, conferência apresentada no Tributo ao Cante Alentejano: Património Imaterial da Humanidade, a convite da Liga de Amigos da Mina de S. Domingos. Sacavém, 24 de Novembro. https://www.facebook.com/ACulturaExpressivaNaFronteiraLusoEspanhola/photos/a.1104594059700410/1104594469700369/?type=3&theater

Simões, Dulce (2018). “Usos políticos da cultura: memórias e patrimónios”, conferência no XI Encontro de História do Alentejo Litoral, a convite do Centro Cultural Emmerico Nunes. Sines, 20 de Outubro. URL: http://www.sines.pt/uploads/document/file/7466/Sines_em_Agenda_66__set_-_out_2018_.pdf

Simões, Dulce (2018), “Tu cantas à espanhola e também à alentejana: práticas musicais na raia luso-espanhola do Baixo Alentejo”, apresentada na Conferência Internacional “Mediterrâneo: Território dos 5 Sentidos”. ISCTE-IUL, Lisboa 12 e 13 de Setembro. URL: http://cioff-portugal.pt/site/?page_id=971

Simões, Dulce (2018). “O canto que virou património na geografia do esquecimento”, apresentada no IV Congreso Internacional de Antropología AIBR. Universidade de Granada, 7 de Setembro. URL: http://www.aibr.org/antropologia/netesp/2018/2018.pdf

Simões, Dulce (2018). “El Cante Alentejano e los Cantadores de Ficalho”, palestra-recital com o grupo coral “Os Arraianos de Ficalho”, apresentada nas XXVI Jornadas Culturales del Castillo de Cortegana, a convite da Asociación de Amigos del Castillo de Cortegana. Cortegana (Huelva), 7 de Julho. URL:http://castillodecortegana.net/index.php?option=com_content&view=article&id=82&Itemid=866

Simões, Dulce (2018). “O canto que virou património: da beleza do morto aos futuros possíveis”, apresentada na Conferência Internacional Memória, Cultura e Devir – Estudos Aprofundados em Ciências Sociais. NOVA FCSH. Lisboa, 11 de Maio. URL: http://www.inetmd.pt/images/programmemoria.pdf

Simões, Dulce (2018). “Expressões simbólicas de resignificação da fronteira nas festas patronais de Vila Verde de Ficalho e Rosal de la Frontera”, apresentada no Colóquio Internacional de Estudos sobre Memórias, Sons e Textos: festas e representações, entre a subversão e a patrimonialização. NOVA FCSH. Lisboa 20 de Abril. URL: http://www.inetmd.pt/images/memoriassonseprograma.pdf

Simões, Dulce (2018). “Práticas musicais transfronteiriças na raia luso-espanhola”, apresentada no Encontro Internacional Fronteiras e Topografias do Poder: culturas de raia e economias possíveis, entre discursos e práticas, IHC e INET-MD / NOVA FCSH. Lisboa, 16 de Março. URL: http://ihc.fcsh.unl.pt/events/fronteiras-topografias-poder/

Simões, Dulce (2017). “O cante alentejano: expectativas pós-patrimonialização”, conferência no 3º Aniversário do Cante a Património Imaterial da Humanidade, a convite da Associação das Cantadeiras de Essência Alentejana. Almada, 26 de Novembro.

Simões, Dulce (2017). “Patrimonio inmaterial y prácticas participativas: los casos de los grupos de cante alentejano e de sevillanas en la raya del Bajo Alentejo”, presentada en el XIV Congreso de Antropología de la FAAEE: Antropologías en Transformación: Sentidos, Compromisos y Utopías. Simposio 19. Universidad de Valencia, 6 de Setembro. URL: http://congresoantropologiavalencia.com/wp-content/uploads/2017/07/programa-ultimo-1.pdf

Simões, Dulce (2017). “Práticas culturais contra-hegemónicas na «sociedade do espetáculo»”, apresentada na Jornada de Estudos Memória, Património e Devir: entre futuros passados e tempos inéditos. NOVA FCSH. Lisboa, 20 de Abril. URL: http://www.inetmd.pt/images/JornadaPatrinonioDevirPrograma.pdf

Simões, Dulce (2016). “El cante alentejano y el baile de sevillanas: prácticas musicales en la raya del Bajo Alentejo”, presentada al Simposio Internacional: Los festivales y celebraciones musicales en España y Portugal como factores de desarrollo cultural y socioeconómico. Universidad de Valladolid, 19 de Dezembro. URL: http://www.musicologiahispana.com/es/programa/art/35424/

Simões, Dulce (2016). “As celebrações musicais na raia do Baixo Alentejo: espaços de sociabilidade e experiências partilhadas”, apresentada no ENIM – VI Encontro Nacional de Investigação em Música. Universidade de Aveiro, 4 de Novembro. URL: http://www.spimusica.pt/wp-content/uploads/2014/07/Programa-ENIM-2016-2.pdf

Simões, Dulce (2016). “Fiestas e frontera: tiempos de encuentros y de incertidumbres”, conferencia en VII Jornadas de Patrimonio del Andévalo, a convite da Asociación Campo de Andévalo e Ayuntamiento de Cabezas Rubias, Cabezas Rubias (Huelva), 20 de Novembro. URL: http://www.huelvainformacion.es/provincia/Cabezas-Rubias-Calanas_0_1087691282.html

Simões, Dulce (2016). “A mercantilização da cultura e o Cante Alentejano: apropriações e actualizações da tradição, resistências e expectativas”, apresentada no XIV Congresso da SIBE – Sociedad de Etnomusicología. Universidad Complutense de Madrid, 20 de Outubro. URL: http://www.sibetrans.com/public/docs/sibe-programa.pdf

Simões, Dulce (2016). “Os tempos e as «modas» do Cante Alentejano: práticas da cultura e processos de patrimonialização”, apresentada no II Congreso Internacional de Antropología AIBR. Universidad de Barcelona, 8 de Setembro. URL: http://2016.aibr.org/es/programa/buscador

Simões, Dulce (2016). “Canções e utopias partilhadas, no contexto da guerra civil espanhola (1936-1939)”, apresentada na Conferência Internacional Canção de Protesto e Mudança Social (ICPSong’16), FCSH-UNL Lisboa, 17 de Junho. URL: http://www.inetmd.pt/images/ICPSONGPrograma.pdf

Simões, Dulce (2016). “A globalização cultural e a identidade do Cante Alentejano: problemáticas e estratégias de resistência localizadas”, apresentada na Conferência Internacional Música e Mobilidade Humana (ICMHM’16). FCSH-UNL. Lisboa, 8 de Junho. URL: http://www.inetmd.pt/images/ICMHM16Programa.pdf

Simões, Dulce (2016). “O Cante na raia do Baixo Alentejo: passado presente e horizontes de expectativa”, apresentada no Colóquio Internacional Memória, Cultura e Devir – Teoria e caminhos para as ciências sociais. NOVA FCSH. Lisboa, 30 de Maio. URL: http://www.inetmd.pt/index.php/conferenciaseventos/1525-memoria-cultura-e-devir-teoria-e-caminhos-para-as-ciencias-sociais

Simões, Dulce (2016). “O Cante na raia do Baixo-Alentejo: experiências e expectativas”, conferência nas Jornadas O Cante no Feminino, a convite do Movimento Democrático da Mulheres (MDM), Casa do Alentejo. Lisboa, 30 de Abril. URL: https://www.mdm.org.pt/jornadas-cante-no-feminino-arrancam-em-lisboa/

Simões, Dulce (2015). “El cante alentejano y el baile de sevillanas: prácticas musicales y desarrollo cultural en la raya del Bajo Alentejo”, presentada en Panel: “Las celebraciones musicales como elemento de desarrollo socioeconómico y cultural”, Jornadas SIBE 2015, Universidad de Valladolid. Valladolid, 27 de Novembro. URL: http://www.sibetrans.com/public/docs/2-final-programa-jornadas-sibe-2015-23-nov.pdf

Simões, Dulce (2015). “A turistificação do Cante Alentejano como estratégia de desenvolvimento sustentável: discursos políticos e práticas culturais”, apresentada na Conferência Práticas Musicais no Alentejo. A terra as memórias e o património, INET-MD / Universidade de Aveiro, ISCTE-IUL e Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz. Monsaraz, 24 de Julho. URL: http://www.cm-reguengos-monsaraz.pt/pt/site-acontece/Paginas/praticas-musicais-alentejo.aspx

Simões, Dulce (2015). “A patrimonialização e turistificação das práticas culturais como estratégia de desenvolvimento sustentável: contradições, incertezas e expectativas na raia do Baixo Alentejo”, apresentada no VII Encuentro de Antropología Ibérica, CSIC. Barco de Ávila, 29 de Junho a 1 Julho. URL: http://illa.csic.es/sites/default/files/content/event/2015/presentacion_y_programa.pdf

Simões, Dulce (2015). “Mobilidades, experiências e identificações culturais na fronteira luso-espanhola: o caso das bandas de gaitas e dos grupos de baile”, apresentada no XII CONLAB (Congresso Luso-Afro-Brasileiro). FCSH-UNL. Lisboa, 3 de Fevereiro. URL http://www.conlab-ailpcsh.com/aceites/gt18a/Dulce%20Simoes.pdf

Simões, Dulce (2014). “Geografias emocionais em contextos festivos: o caso das festas patronais de Ficalho e Rosal de la Frontera”, apresentada no XIV Colóquio Ibérico de Geografia, Universidade de Guimarães, 14 de Novembro. URL: http://www.lasics.uminho.pt/conferences/index.php/CEGOT/XIV_ColoquioIbericoGeografia/paper/view/1858

Simões, Dulce (2014). “Identificações locais e imaginários musicais na fronteira luso-espanhola”, apresentada na Conferência Internacional Música e Imaginários Partilhados: nacionalismos, comunidades e canto em coro, Universidade de Aveiro, 30 de Outubro. URL: http://musicanomeio.web.ua.pt/sites/default/files/Congress_program.pdf

Simões, Dulce (2014). “Práticas musicais e performativas na fronteira luso-espanhola: conexões transnacionais e resignificações locais”, presentada al XIII Congreso de Antropología de la FAAEE. Periferias, Fronteras y Diálogos. Universidad de Tarragona, 4 de Setembro. URL: http://wwwa.fundacio.urv.cat/congressos/public/usr_docs/llibret-congres.pdf

Simões, Dulce (2014). “Dinâmicas musicais e performativas na raia do Baixo Alentejo”. conferência apresentada no Colóquio: O Cante, a Música e o Baile. Casa do Cante, Serpa, 15 de Fevereiro. http://estadodebarrancos.blogspot.com/2014/02/barrancos-baile-cante-charanga-uma.html

Simões, Dulce (2013). “A cultura expressiva na fronteira luso-espanhola: continuidade histórica e processos de transformação socioculturais, agentes e repertórios na construção de identidades”, apresentada no Colóquio Música em Contexto, organizado pelo INET-MD / FCSH-NOVA. Lisboa, 30 de Maio.

*****************************************************************************************

COLÓQUIO: “O cante, a música e o baile”

Data: 15 de Fevereiro de 2014 – Local: Casa do Cante (Serpa), Auditório

Organização: Casa do Cante – Apoios: Câmara Municipal de Serpa, Câmara Municipal de Barrancos, Junta de Freguesia da Amareleja e Junta de Freguesia de Vila Verde de Ficalho

Nas últimas décadas a fronteira luso-espanhola converteu-se numa área de pesquisa multidisciplinar, consolidada por historiadores, geógrafos, politólogos, sociólogos e antropólogos, mas a investigação em torno das práticas musicais transfronteiriças é ainda escassa a nível académico. Os estudos realizados evidenciam uma “cultura de fronteira” alicerçada historicamente em relações de troca de bens e de valores, em práticas de sobrevivência económica e em solidariedades de classe. Com o processo de europeização e redefinição de fronteiras na Comunidade Europeia verifica-se um conjunto de perdas simbólicas e culturais na vida das populações raianas que exige a resignificação do local, justificando os processos de emblematização e patrimonialização resgatados das práticas culturais. Neste sentido assiste-se a um movimento de folclorização e revivificação da música tradicional “desde baixo”, que associa géneros musicais e instrumentos a identidades locais ou regionais. Na fronteira do Baixo Alentejo encontramos dinâmicas culturais diversificadas, mostrando continuidades, ruturas e variantes, em festividades e práticas musicais que desempenham um relevante papel na construção de identidades. Com o projecto de investigação “A cultura expressiva na fronteira luso-espanhola” pretendemos dar visibilidade e inteligibilidade às relações culturais na fronteira do Baixo Alentejo/ Extremadura/Andaluzia, com o enfoque nas festas, nos agentes e nos repertórios musicais. Neste colóquio apresentamos as linhas orientadoras do projecto, com o enfoque no cante, na música e no baile, como géneros significativos, tomando como objectos empíricos o grupo coral “Os Arraianos de Ficalho”, a Escola Municipal de Baile de Barrancos, e a Charanga “Os Caprichosos” de Amareleja.

Casa do Cante

Colóquio na Casa do Cante (Serpa)

**********************************************************************************************

COLÓQUIO ‘Música em Contexto’:

“A cultura expressiva na fronteira luso-espanhola: continuidade histórica e processos de transformação socioculturais, agentes e repertórios na construção de identidades”

Data: 30 de Maio de 2013, 18 horas – Local: FCSH/NOVA, Torre B, Piso 5, Auditório 3

Organização: Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança

A investigadora apresenta o tema e os caminhos do seu projecto pós-doutoral (financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia), questiona a importância da cultura expressiva na construção de identidades, conferindo visibilidade e inteligibilidade às relações musicais transfronteiriças no Baixo Alentejo/ Extremadura/Andaluzia. Com o enfoque na dialéctica entre continuidade histórica e processos de transformação socioculturais, propõe-se analisar as manifestações culturais de tradição oral e os processos de patrimonialização, conferindo centralidade aos indivíduos como agentes sociais.

Colóquio

Colóquio ‘Música em Contexto’ – INET-MD

Deixe um comentário