O Festival Islâmico de Mértola

Mértola é uma vila raiana, sede de concelho com 6.840 habitantes (ERA-2013), pertencente ao distrito de Beja, região do Alentejo, sub-região do Baixo Alentejo. O Festival Islâmico criado em 2001 teve por base o trabalho arqueológico realizado sobre o período Islâmico, desenvolvido desde finais da década de 1970 pela equipa técnica do Campo Arqueológico de Mértola dirigida por Cláudio Torres, em parceria com o Município e outras entidades locais, associativas e académicas. A iniciativa extravasou as motivações iniciais (académicas, científicas, museológicas, culturais e pedagógicas) para assumir-se progressivamente como um evento de carácter turístico com forte impacto na economia local e regional.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Durante os quatro dias do festival Mértola reinventa-se, como porto ocidental do Mediterrâneo que atingiu o auge da sua função mercantil durante o período islâmico, segundo uma “política cultural de encontro de culturas”. O festival transforma simbolicamente o espaço e o quotidiano da vila alentejana num lugar que apela à diversidade cultural e ao exotismo, por meio de um mercado árabe (souk) instalado nas ruas da zona histórica, exposições, sessões de cinema, workshops e conferências realizados em equipamentos culturais.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A organização do Festival é da responsabilidade da Câmara Municipal, e está orientada para a inclusão social e a cooperação, através da criação de trabalhos temporários e da valorização de práticas da cultura, como marcadores da memória coletiva e da identidade local. As associações culturais e o comércio local colaboram no evento, de forma a explorarem todas as potencialidades dos espaços naturais, patrimoniais e culturais. Um parceiro fundamental desde o inicio do Festival é a Comunidade Islâmica de Granada, que contribui para a “autenticidade” do mercado souk, ao trazer os seus vendedores, e também os seus familiares, que criam uma ambiência familiar e comunitária de encontro de culturas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A cultura expressiva é representada em diversos concertos e espectáculos musicais, que misturam sonoridades alentejanas e do magrebe. Os grupos musicais são escolhidos em função dos interesses da organização do festival e das parcerias culturais com o município de Chefchaouen (Marrocos). A troca de experiencias musicais e performativas fazem-nos compreender o significado do tempo como mediador entre os anseios individuais e coletivos dos participantes, entre a fantasia e a realidade, entre o passado e o presente.

 

 

 

 

 

 

 

 

Num contexto rural economicamente desarticulado os impactos do festival são muito diversificados. Segundo o vereador da cultura, João Serrão, uma das razões para a regularidade de eventos é promover os produtos e as entidades locais, que são essenciais para a dinâmica económica do concelho de Mértola e para a melhoria da qualidade de vida do concelho.

 

 

 

 

 

 

 

 

Todas as festas são fenómenos sociais que constituem uma das expressões mais completas das utopias humanas de igualdade, liberdade e fraternidade. Ao (re)construírem modelos de humanidade, as festas fecundam os corpos para o colectivo reunificador, e fazem brotar o vigor da esperança, ao colocarem em cena gestos, saberes e memorias que evocam a vida, numa conjugação solidaria entre o passado e o presente. Jean Duvignaud (1984) diz-nos que as festas promovem uma “mística do dom”, ou seja, um dom que provoca a sua resposta em outro dom, numa troca que se intensifica num espaço delimitado e concentrado, que provoca nos participantes um conjunto de emoções e de vivências que favorecem o desenvolvimento do sentimento de participar de um corpo colectivo  (1984: 147-148). Mas apesar de existir um denominador comum na predisposição colectiva para se viver a festa como um tempo de esperança contra as incertezas do futuro, o Festival Islâmico representa um ponto de convergência de pessoas em torno de actividades significantes, que tentam resistir à turistificação e mercantilização da cultura.

 

Mértola,  1º dia do Festival, 18 de Maio de 2017

Programa: http://festivalislamicodemertola.com/data/uploads/programa_fim_2017_x.pdf

 

 

Deixe um comentário